SANTA EMILIE foi colocada na CAPELA SANTA RITA

Hoje é um dia HISTÓRICO para a nossa FAMÍLIA AZUL!

Nossa SANTA EMILIE foi colocada na CAPELA SANTA RITA

Esta foi a PRIMEIRA CASA onde residimos em 1904, a "CAPELA SANTA RITA".

Uma CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA linda!

AÇÃO DE GRAÇAS pela nossa CHEGADA ao CONTINENTE AMERICANO!

 São 113 ANOS de nossa PRESENÇA  em CUIABÁ - MATO GROSSO

Quantas LEITURAS nossas IRMÃS fizeram?

 Hoje fizemos o mesmo!

Foi um motivo de EMOÇÃO e AGRADECIMENTO pela FIDELIDADE de nossas PRIMEIRAS IRMÃS!                       

Carinhosamente os FIÉIS, participantes dessa CAPELA, acolheram com ALEGRIA a nossa SANTA EMILIE...                       

 

 Ir. Denize Mendes com entusiasmo fez uma "retrospectiva" de nossa chegada nesse local... São 113 anos de um sinal marcado por DEUS SÓ!


No dia 15 de maio de 2016.

No município de Nossa Senhora do Livramento-MT, tem uma comunidade rural chamada Mangueiral que fica mais ou menos uns 30 Km  da cidade. Nesta comunidade tem a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição como  padroeira. Lá, tem uma família muito consciente do seu dever de evangelizar e tem um filho jovem que se encantou com a Santa Emilie. Ele coordena esta comunidade e juntamente com os membros decidiram dedicar o altar da capela a  Santa Emilie de Villeneuve.

Desde ano passado, está comunidade vem organizando a festa de Santa Emilie que eles comemoram em maio devido a data da canonização de Santa Emilie de Villeneuve. E este ano não foi diferente. Eles organizaram uma linda festa para celebrar um ano de canonização. Preparou a novena, a procissão, a missa e depois um almoço com bingo.

Estávamos lá para celebrar com a comunidade, irmãs de 4 comunidades( Umbelina, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora das Graças e Casa de Acolhida).

A celebração do domingo foi especial, pois estávamos com o coração transbordando de alegria e gratidão ao Deus da vida por um ano de canonização de  Emilie e também Pentecostes que nos recorda a vinda do Espírito Santo sobre os discípulos.

 

 Na celebração teve a entrada  do andor com a imagem de Santa Emilie solenemente carregada pelos paroquianos e que comoveu a Assembleia. No ofertório foi feito uma memória recordando as obras que Santa Emilie empreendeu que foi sempre para  salvar as pessoas. Como o Caldeirão de sopa, barco, Sino. Tudo isso para mostrar que o amor, a caridade, a solidariedade se traduz em gestos concretos. O celebrante Pe. Wilson também pediu para a Ir. Maria Angelina dar algumas palavrinhas na homilia, o que ela fez dando ênfase ao fogo de Pentecostes que incendiou os corações dos apóstolos que perderam o medo e saíram pregando em nome de Jesus, assim como o Carisma que incendiou o coração de Emilie e não conseguiu guardá-lo para si e eis o fruto que é a presença da congregação em 16 países, mantendo o legado do carisma que Santa Emilie nos deixou.   Veja mais fotos>>>

Neste dia 17 de maio completa um ano da canonização da Santa Emilie de Villeneuve. Em Cuiabá, o Colégio Notre Dame de Lourdes homenageou a santa com missa em ação de graças na Capela Nossa Senhora de Lourdes, missa celebrada pelo padre Aloir Pacini.

Madre Emilie de Villeneuve viveu na França, no século XIX. Foi ela que fundou a Congregação da Imaculada Conceição de Castres, conhecida em todo o mundo como "irmãs azuis". A beatificação ocorreu em 2009. E no ano passado o Papa Francisco oficializou a sua santificação.

 

Também durante a celebração, os alunos reverenciaram Os Sete Dons do Espírito Santo, remetende ao Pentecostes, uma das celebraçőes mais importantes do calendário católico que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo e sobre Maria, sua mãe. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no sétimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus. Veja mais fotos>>

Há exatamente um ano, dia 17 de maio de 2015, a Madre Emilie de Villeneuve foi santificada em Roma pelo Papa Francisco. Pela manhã, a irmã Marluce Almeida e a irmã Marlene, membros da congregação em Mato Grosso, receberam alunos na Capela do Colégio Notre Dame de Lourdes para visita à imagem da santa, orações e roda de conversa sobre história da Santa Emilie.Veja mais fotos>>>